É a evangelização. Ou seja, ajudar as pessoas a se cultivarem e a colaborarem na construção de um “mundo melhor”, mais “humano”, mais “cristão”. Segundo o bem-aventurado padre Alberione, “a nossa missão não visa apenas o progresso de cada pessoa, individualmente, mas, sobretudo, criar uma mentalidade nova na sociedade, ou seja, dar-lhe uma nova imagem, um novo rumo” (Pe. Alberione).
A Pia Sociedade de São Paulo herdou de seu fundador essa visão abrangente de missão. Em 1954, padre Tiago Alberione dizia aos Paulinos: “Não tratar somente de religião, mas falar de tudo cristãmente; à semelhança de uma Universidade Católica que, se for completa, leciona teologia, filosofia, letras, medicina, economia, política, ciências naturais etc.; tudo, entretanto, apresentado de maneira cristã” (Pe. Alberione).
À Igreja: assumindo nela as opções e compromissos, à luz do Evangelho e do Magistério da Igreja Católica, especialmente do Concílio Vaticano II, das Conferências Episcopais Latino-Americanas e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Nesse item, a Bíblia ocupa espaço relevante. É o livro por excelência, que a Pia Sociedade de São Paulo, através da Editora PAULUS, procura oferecer às pessoas, não só através de publicações impressas, mas também por meio digital, filmes, música, e tantas outras formas de mídia, bem como através da formação técnica e profissional da FAPCOM.
À sociedade: promovendo os valores humanos e resgatando o quanto possível a dignidade humana ferida, procurando atingir também cristãos não-católicos, não-cristãos e não-crentes.
Quando falamos de visão cristã, não a reduzimos à doutrina católica, mas levamos em consideração o conjunto dos valores humanos, no espírito do Concílio Vaticano II, que afirmou: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo. Não se encontra nada verdadeiramente humano que não lhes ressoe no coração” (Gaudium et Spes 3).
Tiago Alberione nasceu em São Lourenço de Fossano, Itália, no dia 4 de abril de 1884. É o quinto filho de Miguel Alberione e Teresa Rosa Alloco, modestos agricultores. Iniciou sua vida religiosa aos 6 anos, quando afirmou que queria ser padre.
Frente a tantas mudanças sociais, Alberione sonhava em fazer algo por Deus e pela humanidade do novo século. Em 20 de agosto de 1914, concretizou esse sonho com o início da Escola Tipográfica Pequeno Operário (na cidade de Alba, Itália), que mais tarde seria chamada de Pia Sociedade de São Paulo — PAULUS, instituição religiosa que tem por missão evangelizar com a ajuda da imprensa e dos meios multimediais.
Junto com a PAULUS, Alberione fundou uma grande família religiosa, a família paulina, que compreende, além da Pia Sociedade de São Paulo, a Pia Sociedade Filhas de São Paulo — Paulinas, as Pias Discípulas do Divino Mestre, Irmãs de Jesus Bom Pastor — Pastorinhas e a Congregação Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos para as Vocações — Irmãs Apostolinas.
Em 1931, a Pia Sociedade de São Paulo chega ao Brasil com os pioneiros Pe. Xavier Boano e Sebastião Trosso. Uma vez instalados, a primeira ação dos paulinos foi assumir o jornal La Squilla, dirigido à colônia italiana em São Paulo. Dá-se assim início à missão da PAULUS no país. No mesmo ano publicaram o primeiro Santo Evangelho no Brasil, que teve tiragem de 10 mil exemplares.
Após a impressão do Santo Evangelho, inicia-se a produção de livros. Fiel ao ideal de “falar de tudo cristãmente”, a PAULUS, hoje, tem publicações nas mais variadas áreas: antropologia, apoio pedagógico, autoajuda, bíblicos, catequese, comunicação, devocionais, dicionários, documentos da Igreja, educação, espiritualidade, ética, filosofia, história, infantojuvenil, literatura, pastoral, psicologia, sociologia e teologia. Atualmente, a Editora conta com mais de dois mil títulos organizados em seus catálogos.
Além de Bíblias e livros, a PAULUS tem consistente atuação com periódicos (folhetos litúrgico-catequéticos e revistas). O mais popular deles — O Domingo — tem tiragem semanal de quase dois milhões de exemplares.
Como editora multimedial, atua também na área de música, da erudita à popular, da música para relaxamento a cantos litúrgicos. Possui também vídeos religiosos e pedagógicos.
A PAULUS está atualmente em 33 países, com editoras, livrarias, produções jornalísticas e musicais, programas de rádio, audiovisuais, multimídia, centros de estudo, pesquisa e formação.
Em 1991, a Pia Sociedade de São Paulo iniciou o processo de unificação da marca. O designer italiano Giorgetto Giugiaro criou a logomarca atual em 1993, que passou a ser usada em todos os países. A nova proposta expressa a missão da PAULUS, pois representa o encontro do ser humano com Deus e o reconhecimento dos valores humanos, por meio da identificação com Cristo Caminho, Verdade e Vida.
No Brasil, o lançamento da nova marca aconteceu em agosto de 1994.
Linhas Editoriais
Ao iniciar suas atividades no Brasil em 1931, a PAULUS mostrou que pioneirismo, proatividade, ética e comprometimento são traços de sua identidade e norteiam suas ações. Já dizia o fundador da Pia Sociedade de São Paulo, o bem-aventurado Tiago Alberione: “Vão e anunciem! Eu acredito em um grande futuro para o Brasil.”
Nós também acreditamos! Tanto é que nossas iniciativas na missão de “falar de tudo cristãmente” não pararam desde então! A PAULUS abrange todo o território nacional com suas publicações: livros impressos e digitais, CDs, periódicos e todos os meios que a inteligência humana nos proporciona para anunciar o bem.
A PAULUS acredita que bons conteúdos transformam, ajudam as pessoas a revelarem aquilo que têm de melhor. Por isso, ao decidir abraçar a missão de usar os meios de comunicação para evangelizar todos os povos, a PAULUS também assumiu o compromisso de divulgar conteúdos que contribuíssem com a formação moral, intelectual, ética e religiosa do ser humano.